sábado, 28 de maio de 2011

O que é o dia do desafio

 Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

    Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

    É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.




Fonte:http://www.sescpr.com.br/eventos/diadodesafio/index.htm

Dia dos Namorados 12/6

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

História

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Dia do Combate ao Trabalho Infantil 12 de junho

A partir de 2005 o dia 12 de junho passou a ser importante, não só pelo dia dos namorados, mas pelo dia do combate ao trabalho infantil.
O mundo inteiro se mobiliza contra esse absurdo da exploração da mão de obra infantil.
“Criança tem que brincar. Aprender a ser feliz. Entrem nessa campanha vocês também: por um mundo sem trabalho infantil.”

As estatísticas mostram que um país que possui crianças trabalhando não se desenvolve. O Brasil possui 3 milhões de crianças trabalhando, sendo que em São Paulo somam 210 mil crianças.
 Quanto mais cedo a criança trabalha, diminua a qualidade de vida e aumenta a mortalidade.
Mais cedo no trabalho, mais criança fora da escola!
Vamos ajudar a acabar com essa triste realidade!! 
Assitam o vídeo:
O trabalho infantil

25 de Maio: Dia de África

O continente africano comemora hoje, 25 de Maio, 54 anos desde a proclamação da Organização de Unidade Africana (OUA), actual União Africana,  num contexto de várias perturbações caracterizadas por confrontos político-militar e pela crise económica mundial.

Nessa data, em 1963, os chefes de estados, reunidos em Addis Abeba,  Etiópia, proclamaram  a Organização de Unidade Africana (OUA), cujo objectivo principal era o de libertar o continente africano das garras do colonialismo e do Aparttheid, bem como promover a emancipação dos povos africanos. A OUA deu lugar à actual União Africana, em 2002.

Passados que são quadro décadas e meia, e conseguida a independência do continente, assiste-se ainda em muitas partes de África o desentendimento entre políticos.

No Zimbabwe, depois da incerteza pós-eleitoral, que durou mais de um ano, o líder do maior partido da oposição, Tsvangirai, e o Presidente Robert Mugabe, concluíram a 15 de Setembro do ano transacto um acordo de partilha de poder, que conduziu  a um Governo de União, em Fevereiro.

O Novo governo enfrenta uma grave crise para obter recursos financeiros e alertou a comunidade internacional que precisa mais de 8,5 biliões de dólares (6,2 biliões de euros), em três anos, para reconstruir infra-estruturas e relançar o sistema económico em ruína no país.

Já no Madagáscar, o presidente Andry Rojoelina governa de forma interina desde Março deste ano, após uma onda de protestos contra o seu antecessor, Marc Ravalamanana. A chegada de Rajoelina ao poder foi considerada, por alguns países, golpe de Estado.

 A data do pleito ainda não foi marcada e o actual regime rejeita que isso
aconteça até final do ano. Fatídicos foram os acontecimento recentes na Guiné-Bissau, em que o chefe doe estado-maior do Exército, Tagame na Waie, e o Presidente da República, Nino Vieira, foram barbaramente assassinados, respectivamente nos dias um e dois de Março último.

O continente assiste ainda ao rompimento das relações entre o Tchad e o Sudão. pois o primeiro país, na pessoa do presidente, Idriss Deby Itno, acusa o seu vizinho de apoiar a rebelião.

A África é um  continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilómetros quadrados de terra.  Ao norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano Índico e a oeste pelo oceanozAtlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.

É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com  aproximadamente 800 milhões de habitantes.

 Basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habita no meio rural, enquanto somente 37 % mora em cidades. No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento económico. A renda per capita, por exemplo, é de aproximadamente Usd 800,00.

O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do produto mundial. Grande parte dos países possui parques industriais poucos desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.

O principal bloco económico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Para saudar o aniversário do continente, realizam-se em Angola várias actividades desportivas e culturais,  conferências, exposições fotográficas, desfiles de trajes  tradicionais e outras.
Angop

Dia das mães

Fizemos uma homenagem as mães em nossa sala de aula:


Padecer no paraíso

"Ser mãe é sentir o universo todo em forma de um filho, é ter a maior de todas as forças quando assim for necessário ou como diria o poeta é ser feliz e padecer no paraíso, ser mãe é um dom, é a manifestação do verdadeiro amor encarnado numa mulher." (Luis Alves, frases dia das mães)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mães Más

Um dia, quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:

- Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

- Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

- Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar".

- Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês, duas horas enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

- Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

- Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

- Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram). Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estou contente, venci. Porque no final vocês venceram também! E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhes dizer:

- "Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo...".

As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos e torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. E ela nos obrigava a jantar à mesa, bem diferente das outras mães que deixavam seus filhos comerem vendo televisão. Ela insistia em saber onde estávamos à toda hora (ligava no nosso celular de madrugada e "fuçava" nos nossos e-mails). Era quase uma prisão! Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia, que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela "violava as leis do trabalho infantil". Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho que achávamos cruéis. Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata! Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar).

Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência:

- Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

FOI TUDO POR CAUSA DELA!

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "PAIS MAUS", como ela foi. EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS!


Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra
JesusSite


http://www.jesussite.com.br/

Dia da Solidariedade

A data em que se comemora o Dia da Solidariedade surgiu a partir da idéia de um grupo de pessoas que acreditavam poder mostrar as ações solidárias da sociedade gaúcha em um momento de atividades e mobilização social. No primeiro encontro deste grupo, em 2003, percebeu-se que para esta idéia se concretizar teria de contar com muitas parcerias de pessoas, empresas e entidades governamentais. O grupo começou então a articular-se e a convidar pessoas e instituições que participaram e discutiram profundamente a melhor forma de viabilizar esta data específica para refletir a solidariedade na capital gaúcha.
Foi assim que se esclareceu como seria esta ação, onde se conceituou a missão e os objetivos do Dia da Solidariedade. Lei de autoria do Deputado Cézar Busatto , nº 11.693 de 26 de novembro de 2001, entrou em vigor em 2001 e acontece sempre no terceiro sábado do mês de maio. Tem como objetivo incentivar as empresas, instituições comunitárias, escolas, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade. Desde então, três edições já foram realizadas com absoluto sucesso. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento, não deixa dúvidas que o Dia da Solidariedade já está marcado na agenda dos gaúchos, pois ele faz parte do calendário oficial de eventos da Capital.
Lei que regulamenta o DIA DA SOLIDARIEDADE: PL 0125 - 2000AUTORIA: DEPUTADO CÉZAR BUSATTO
ART. 1° - Fica instituído o Dia Da Solidariedade no Estado Do Rio Grande Do Sul a ser comemorado no terceiro Sábado do mês de maio
Art. 2° - O Dia Da Solidariedade caracterizar-se-á pelas seguintes ações;
I - Prestação de serviços à comunidade;
Ii - Produção de bens e serviços a serem doados a população carente;
Iii - Distribuição Gratuita De Alimentação, Vestuário E Mercadorias Em Geral;
Iv - Eventos culturais, artísticos e recreativos com entrada franca, ou com renda destinada a entidades assistenciais;
V - Outras ações que estimulem a Solidariedade.
Art. 3° - As operações relativas a produção e distribuição de alimentos, vestuário e demais mercadorias prevista nos incisos Ii e Iii do Artigo anterior, ficam isentas de ICMS- Imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicações, assegurado o não estorno do respectivo crédito.
Art. 4° - A isenção prevista no Artigo anterior fica condicionada ao cadastramento das entidades beneficiadas na Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e a comprovação de que estejam adimplentes com suas obrigações perante o Estado.
Art. 5° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação revogando-se disposições em contrario.
Justificativa:
No mundo todo, tem aumentado o número de ações desenvolvidas em parceria entre o Setor Público, as Empresas e as Organizações Não Governamentais, envolvendo a sociedade como um todo, em prol das populações menos favorecidas. Reconhecidamente estes esforços conjuntos produzem melhores resultados do que ações isoladas de um ou outro segmento da sociedade em favor da melhoria de vida dos que tem menos. A Solidariedade e a forma moderna de enfrentar a desigualdade social. Neste sentido, durante o período em que estive a frente da Secretaria Da Fazenda implementei o Projeto Mãos Dadas, que, alem de combater a sonegação, propiciava o repasse de significativos recursos a entidades assistenciais.
Alem disso, através da Lei Estadual N" 11.196/98 foi criado o Programa Estadual Da Solidariedade, o qual previa que as empresas que recebessem incentivos fiscais deveriam, do seu lado, colaborar com programas de natureza social.
Posteriormente fui autor da Lei N" 11.440/00, que tem por objetivo estimular a elaboração do Balanço Social pelas Empresas Gauchas e com isso difundir a pratica de Responsabilidade Social no Setor Empresarial do Estado. Inspirado na iniciativa da Empresa Tevah Comercio de Vestuário Masculino Ltda., que dedica um Sábado por ano a produção de pecas a serem distribuídas a população carente, sendo que os empregados contribuem com a mão de obra e a empresa com a infra-estrutura o material necessários, apresento este Projeto de Lei, que visa a criar no Estado do Rio Grande Do Sul o Dia Da Solidariedade.
Neste dia os gaúchos se dedicarão a Solidariedade, cada um contribuindo com a sua parte, as empresas e os empregados produzindo bens a serem distribuídos, os profissionais liberais, médicos, dentistas, professores, advogados e outros profissionais prestando serviços, os cinemas franqueando ingressos e assim por diante. Poderia ser organizado, inclusive, um Torneio de Futebol com a renda destinada igualmente a entidades assistenciais.
O resultado será um grande mutirão de Solidariedade, fornecendo serviços e produzindo alimentos, vestuário, material de construção, material didático, etc., a serem distribuídos aos menos favorecidos. Toda a sociedade engajada e trabalhando por um Rio Grande mais fraterno e mais justo.
O governo deve também entrar com sua parte. Por esta razão o Projeto De Lei prevê isenção de ICMS para as operações de produção e distribuição de bens realizadas no Dia Da Solidariedade.
No que se refere aos tributos municipais, os municípios poderão igualmente criar estímulos fiscais para estimular ainda mais a participação da sociedade.
Fonte:mentespensantesmentesbrilhantes.bolgspot.com






Sábado, dia 14 de maio, a Escola comemorou o Dia da Solidariedade distribuindo as doações da comunidade Lucas Araújo.
Durante a semana divulgamos a ação na comunidade escolar pedindo a contribuição de livros literários para a criação da biblioteca do CAPS, jornais e revistas para o Hospital de Caridade e roupas de adultos para o Presídio Estadual.
Fonte:mentespensantesmentesbrilhantes.blogspot.com

Teatro e Sorteio da Páscoa


Também foi feito o sorteio dos premios de páscoa.
1º prêmio uma cesta grande eo  2° prêmio uma cesta média o 3° um  Ovov.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Painéis

Foi criado painéis para que os pais dos alunos sejam mais presentes na escola.




A Rede Social

O filme A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg criador do Facebook e considerado o jovem mais rico do mundo.
Em uma noite de outono em 2003, um gênio de programação e estudante de Harvard senta em seu computador e começa a trabalhar em sua nova idéia, de criar uma rede social chamada Facebook. Seus amigos começam a ajudar a publicar sua idéia para outros estudantes da universidade e em pouco tempo a rede social se torna um sistema global e de revolução na comunicação. Em apenas seis anos Mark Zuckerberg consegue então juntar a sua economia e se torna então o bilionário mais jovem do mundo.